RISCA FACA


 

 

NOVO LIVRO DE ADEMIR ASSUNÇÃO

Live de lançamento será na terça-feira (22), em transmissão pelo canal do autor no Youtube, com participação de Claudia Roquette-Pinto, Maria Esther Maciel e Rodrigo Garcia Lopes

 

O poeta Ademir Assunção está lançando seu sétimo livro de poemas, Risca Faca, pelo selo Demônio Negro.

Presença consolidada no cenário da poesia brasileira contemporânea, vencedor do prêmio Jabuti com o livro A Voz do Ventríloquo (2012), Assunção aprofunda suas reflexões sobre a vida e a morte, as absurdas desigualdades da sociedade brasileira e o próprio fazer poético, com sua linguagem marcada pela musicalidade e imagens fortes.

Para o poeta Geraldo Carneiro, letristas de vários clássicos de Egberto Gismonti, Francis Hime e Olivia Byington, entre outros, “Ademir Assunção é um poeta para todas as eras. Fazedor e admirador da poesia em todas as suas facetas (e falsetas, em geral, cheias de humor): a música, a plasticidade, o logos. Faz com que todas convivam em consonância. Ou dissonância, que é a sonoridade mais comum da vida”.

Em texto na quarta-capa de Risca Faca, Geraldo Carneiro completa: “Ademir olha para o mundo como se estivesse num bar, ao lado de Mallarmé e Bukowski. Suas aliterações não pretendem somente criar um simulacro sublime do que vê, mas cravar-se como um punhal no coração da vida”.

Já a poeta Claudia Roquette-Pinto destaca no prefácio do livro: “Risca Faca é a afirmação inegável de uma poesia que, a despeito de todo o terror ao redor, segue afiada, ligada e com o dedo no pulso da vida – ou no gatilho.”

Paralelo ao lançamento do novo livro, Assunção vem se dedicando a uma série de “poemas animados”, que publica com regularidade em seus perfis no Instagran, no Facebook e em revistas virtuais como Mallarmargens, Ruído Manifesto e Germina.

 

 

 

MURALHAS DE AR
para Jerusa Pires Ferreira

muitas e muitas voltas
até encontrar o centro

a alma, afinal, vem de fora
ou sempre esteve lá dentro?

a consciência, onde mora,
em mim, num outro,
ou no além pensamento?

a chuva, eu sei, cai do céu
mas de onde vem o vento?

 

04.07.2019

 

 

 

Risca Faca pode ser adquirido no site do selo Demônio Negro (https://www.demonionegro.com.br/produto/risca-faca/), com envio para todo o país.




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook