O Avô da Literatura Infantil


……..2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil

 

O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em 1967 pelo IBBY – The International Board on Books for Young People. A data, comemorada em mais de 60 países, homenageia um dos escritores mais populares de todos os tempos, Hans Christian Andersen, nascido a 2 de abril de 1805.

Talvez outros autores mereçam igualmente esta homenagem, como Charles Perrault ou mesmo Jacob e Wilhelm Grimm, os Irmãos Grimm.

Os Grimms empreenderam uma extensa e profunda pesquisa a partir das diversas culturas orais e escritas remanescentes na Europa de seu tempo. Por mais de 60 anos recolheram histórias, contos e fábulas populares ancestrais, legando-nos um imaginário mítico universal inestimável.

Perrault, estabeleceu as bases para o conto de fadas, gênero que viria a ganhar corpus e lugar indeléveis na história. O escritor e poeta francês, estudioso de línguas mortas, teve a primazia de dar o acabamento literário essencial a essa escritura nascente.

O fato de Andersen ter demonstrado uma permanente e reconhecida potência artística ao longo dos seus 70 anos de vida – escreveu peças de teatro, canções, histórias, romances e já aos 17 anos teve publicado seu primeiro conto, “O Fantasma da Tumba de Palnatoke” – talvez justifique a escolha de seu nome para ser lembrado no Dia Internacional do Livro Infantil.

Evidentemente Hans Christian Andersen possui legitimidade para ostentar o título de “pai da literatura infantil”, porém, tanto ele quanto Jacob e Wilhelm Grimm, contemporâneos, são tributários do gênio indiscutível do velho Charles Perrault. Pensando bem, se Hans é o pai, Perrault é o avô da literatura infantil.

Pensando bem, se Hans é o pai, Perrault é o avô da literatura infantil.

 


.

p.s.¹

O Prêmio Hans Christian Handersen, outorgado pela IBBY – The International Board on Books for Young People, é considerado hoje o Prêmio Nobel da Literatura Infantil.

p.s.²

Em 1995, a UNESCO estabeleceu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Autor, homenagem a Miguel de Cervantes Saavedra, criador da obra-prima Dom Quixote e seu fabuloso  personagem.

.

Algumas obras de Charles Perrault:

Chapeuzinho vermelho, O pequeno polegar, A bela adormecida, O gato de botas, Cinderela, O barba azul, etc.

 

Algumas obras dos Irmãos Grimm:

Branca de Neve, João e Maria, O flautista de Hamelin, O príncipe sapo, Rapunzel, O ganso de ouro, O alfaiate valente, Os músicos de Bremen, etc.

 

Algumas obras de Hans Christian Andersen:

O Abeto, O Patinho feio, Os sapatinhos vermelhos, O soldadinho de chumbo, A pequena sereia, A roupa nova do rei, A princesa e a ervilha, A pequena vendedora de fósforos, A Polegarzinha, etc.

 

 

 

 

 

 

.

Alexandre Brito é escritor e compositor. Seu livro Museu Desmiolado representou o Brasil na Feira do Livro de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair 2012) e recebeu o prêmio Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano – Revista Crescer/2012. E-mail: xandre.brito@hotmail.com




Comentários (5 comentários)

  1. Elaine Tavares, Que legal esse post, Alexandre.Minha ignorância era tal que nunca pensei nos autores dessas histórias infantis. Abraço.
    2 abril, 2013 as 22:04
  2. Elaine Tavares, Que legal esse post, Alexandre. Minha ignorância era tal que nunca pensei nos autores das histórias infantis. Um abraço pra ti.
    2 abril, 2013 as 22:07
  3. Fernando Rocha, Andersen é um grande escritor, suas estórias podem ser lidas por pessoas de qualquer faixa etária, a voz romântica no que chamam hoje de literatura infanto-juvenil.
    2 abril, 2013 as 23:16
  4. Alexandre, Põe grande nisso Fernando. Quis trazer à baila estes três outros grandes, sendo que, todos, inclusive o Andersen, são tributários do Perrault. Daí o título para a matéria. Valeu, Elaine! Abraços.
    9 abril, 2013 as 22:39
  5. Maria Lindgren, Foi realmente ótimo relembrar os escritores infantis que li há muitos e muitos anos. Obrigada pelo texto ótimo Maria Lindgrenb
    15 abril, 2013 as 16:43

Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook