• Lugares de literatura

    Por Milton Fernandes
    Em 04/02/2012

     

     

    Um bar seria um lugar de literatura? Sim! Não necessariamente um lugar em que se produz literatura. Não um lugar onde os escritores sentam para escrever seus textos literários, poéticos, acadêmicos ou quaisquer que sejam. Mas lugares aonde a ampla literatura circula. O Bar do Tito na interiorana cidade paranaense de Ponta Grossa, como tantos outros pelos “brasis”, produz este laboratório diário de diversas leituras.

    Chamaria então de: lugares de confluência. Sim, lugares onde a experiência humana se verbaliza, onde se colhe personagens, tornando-se literatura, ou não. O curta, que ilustra bem este lugar ‘sagrado’ – sim, porque não? – sacraliza esta atmosfera de ritos e tradições alimentadas por gerações de escritores, ou não. Ali se produz o lido, da lida, da troca, ou não se produz nada, apenas é lido depois dali. Conheço o Tito? Não, acreditam? Sou mineiro, não fui à Ponta Grossa ainda, ela veio até mim, especialmente o Tito, nas palavras do meu amigo André Rosa. Construí a imagem do Tito através de suas inúmeras narrativas; imagem de um espaço de ‘leitura’ que foi ilustrada de maneira tão ampla neste curta de dar água na boca.

    .
    Milton Fernandes é poeta e designer de livros. Sócio proprietário da Brumf Design Editorial. É autor do livro de poemas “Gotas” (Crisálida, 2011). Site: www.miltonfernandes.com E-mail: milton.fernandesign@gmail.com

Comentários (2 comentários)

  1. rodrigo czekalski, Lugar comum? Medido pela sede de estar, ou não, com essa sede. O que vale é a vontade de beber dessa fonte, contínua, enquanto dure esta última gota… pingo, pingo… não se sai do Tito sem que se esteja molhado, ao menos, pela sede que dá.
    4 fevereiro, 2012 as 6:38
  2. André Rosa e Silva, o tito é uma instituição. ao longo de suas 8 décadas de atividades ininterruptas, sendo que quase 6 delas no atual local, a choperia se manteve como um ponto de referência. sem exageros, o tito é um local que, por sua história, e por tudo o que representa, hoje tornou-se um patrimônio de todos os brasileiros.
    5 fevereiro, 2012 as 1:00

Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook
  • Diálogos Críticos

    Casa e Hansen_min

    Extraordinário diálogo com o professor
    aposentado de Literatura da USP, João Adolfo Hansen. Na Casa das Rosas.

  • Obrigado, Senhor!

    SP, 08/05/2014, Caso Fabiane / Suite

    O artista sonoro e visual Márcio-André
    mostra-nos vídeo dedicado a mulher torturada e assassinada publicamente. Confira.

  • Diálogo ao Vivo

    paulo1

    Confira como foi o diálogo O QUE É A
    POESIA – de março/2013 – com o poeta e tradutor Paulo Henriques Britto.

  • Borges e a criação literária

    jorge-luis-borges

    O escritor Jorge Luis Borges fala sobre
    criação literária. Entrevista que concedeu a Joaquín Soler Serrano.

Musa na Mesa