Inseto raro


.
O primeiro show que assisti foi ‘Inseto Raro’, levada pelas mãos de meu irmão-escritor, Marcelino Freire.
.
- Fabiana, você não acredita na cantora maravilhosa que descobri. Você precisa conhecer. Vamos ao show?
.
Não titubiei e lá fomos para o teatro onde Titane se apresentaria em São Paulo. Falo de pelo menos uns 16 anos atrás.
.
O espetáculo tinha a assinatura do já consagrado diretor João das Neves e Titane se apresentava com o excelente violonista e parceiro musical Gilvan de Oliveira.
.
Terceiro sinal. Uma plateia de cabaré, intimista, pertinho da arena. Uma nota e Titane adentrava com toda a majestade que carrega dos pés a garganta. Sua voz fez uma catarse no meu corpo e transbordei. Ali, pela segunda vez na vida – a primeira foi Maria Bethânia num show ao vivo – tive a certeza do que eu, ainda num futuro incerto, definiria como caminho para a vida.
.
Titane é espécie rara. Em tudo. Na voz de soprano agudíssima, rascante, portentosa, certeira, visceral. Na intérprete que não desperdiça uma única sílaba, suspiros e pausas. Na mulher que dança rainha e cria esperanças com o seu corpo brincante. No amor e militância pela cultura popular e todos os seus descendentes que embala no coração.
.
Titane é de Oliveira/MG onde o Congado faz o verde do capim. De onde este ‘Inseto Raro’ se alimenta e voando ajuda muitos de nós a enxergar melhor. Com beleza. Amor.
.
Na semana seguinte a este show, lá estávamos eu e Marcelino em Campinas novamente para aplaudir e chorar. É muito grande vê-la. Derrama a gente.
.
Hoje, cantora, te agradeço Titane e continuo seguindo os seus passos como o bom aluno que não esquece os Mestres. Salve!
.
No vídeo abaixo, ela interpreta ‘Tirana da Rosa’ com Gilvan de Oliveira.
.

 

 

 

 

.

[Texto originalmente concebido para seu blogue]

 

 

 

.

Fabiana Cozza é cantora e jornalista graduada pela PUC-SP. Estudou música na Universidade Livre de Música Tom Jobim (atual Emesp) e canto com os professores: Tuca Fernandes, Consiglia Latorre, Teco Galati, Sira Milani, Maúde Salazar, Vânia Pajares e Felipe Abreu. Atualmente, é orientada por Davide Rocca. Tem quatro CDs lançados e dois DVDs. É vencedora do Prêmio da Música 2012, na categoria ‘Melhor Cantora de Samba’. Escreve com frequência no blog: http://cozzafabiana.blogspot.com.br/




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook