Gullar e O que é a Poesia?


 

 

Ferreira Gullar participa do evento “O que é a poesia?na Casa das Rosas

Domingo, 18 de novembro, às 16h, poeta fala, entre outras coisas, sobre fazer poético e sua trajetória literária

.

 

Também crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta, Ferreira Gullar autor de livros de poesia como Um pouco acima do chão (1949), A luta corporal e novos poemas (1966), Poema sujo (1976), Na vertigem do dia (1980), Muitas vozes (1999) e Em Alguma Parte Alguma, lançado em 2010 pela editora José Olympio e ganhador do prêmio Jabuti de poesia de 2011, participa de bate-papo sobre o fazer poético mediado por Edson Cruz, poeta e editor responsável pela curadoria do evento, às 16h do domingo, 18 de novembro, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Durante o encontro, Gullar e Cruz dialogam sobre a visão do poeta Gullar sobre o que é poesia e quais são as características de seu modo de produção poética, tendo como ponto de partida a própria experiência e as obtidas com os primeiros contatos dele com a leitura e a poesia, descobertas marcantes em sua trajetória literária. A conversa inicia com a abordagem de Ferreira Gullar acerca do tema proposto e, caso se anime, Gullar poderá ler trechos de obras e de alguns de seus poemas.

O evento será transmitido on-line pelo site Mande Bem no ENEM (com link, também, no site Musa Rara) e os interessados poderão fazer perguntas ao poeta, além das que serão formuladas por Edson Cruz e que servirão de fio condutor do diálogo. Perguntas previamente encaminhadas por e-mail, via site Musa Rara, também serão feitas, assim como as do público presente ao bate-papo. Ao término do evento, Gullar poderá autografar livros dos presentes.

Com curadoria e mediação do poeta e editor Edson Cruz, O que é a poesia? é resultado do convite que Cruz fez a poetas de várias linhagens para que eles refletissem sobre o fazer poético e que acabou se transformando em livro. Divulgar a diversidade de modos de produção da poesia é um dos intuitos do projeto e uma das missões da Casa das Rosas. A vinda de Ferreira Gullar corrobora a intenção, uma vez que já passaram pelo ciclo de diálogos, realizadas desde maio de 2012, os poetas Augusto de Campos – o primeiro convidado -, Ricardo Corona, Affonso Romano de Sant’Anna, Francisco Alvim, Carlos Felipe Moisés e o poeta português Ernesto de Melo e Castro.

 

Casa das RosasEspaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;

domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.

Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Blog: www.casadasrosas-sp.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/casadasrosas

Facebook: http://www.facebook.com/casadasrosas

 

Assessoria de ImprensaCasa das Rosas

Dirceu Rodrigues: (11) 4096-9827 e dirceurodrigues@poiesis.org.br

Jaina Carvalho: (11) 4096-9857 e jainacarvalho@poiesis.org.br

Mariana Lima: (11) 3285-6986 ramal 206 e marianalima@casadasrosas.org.br

 

Assessoria de ImprensaSecretaria de Estado da Cultura

Renata Beltrão: (11) 2627-8164 e rmbeltrao@sp.gov.br

Giulianna Correia: (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook