Fórum Literário Internacional 2013


 

 

A segunda edição do “Fórum Literário Internacional”, evento realizado a cada dois anos pela revista literária Página Aberta, acontecerá nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na “VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas”, feira que será promovida pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O fórum é organizado pelo poeta, ensaísta, editor e promotor cultural Rosalvo Acioli, com o patrocínio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (SEBRAE-AL), da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas (SEPLANDE) e da Companhia Mercantil Agropecuária Pratagy (CIMAPRA).

Participarão da segunda edição do “Fórum Literário Internacional”, na qualidade de palestrantes e mediadores, o poeta, ensaísta, crítico literário e professor doutor Gilberto Mendonça Teles, o romancista Raimundo Carrero, o ensaísta, crítico literário, professor e doutorando Gilberto Araújo, o poeta, crítico literário e ensaísta Antonio Miranda, a ensaísta, crítica literária e tradutora francesa Catherine Dumas, professora doutora da Universidade de Paris III (Sorbonne), e o poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor búlgaro Rumen Stoyanov, professor doutor da Universidade de Sofia.

O fórum será realizado nos dias 31 de outubro e 1 de novembro no horário das 14h às 18h30, no auditório A, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. No dia 31 de outubro, serão proferidas as palestras “Poesia visual e animaverbivocovisualidade: a convergência tecnológica no campo digital”, por Antonio Miranda; “O fantasma de Raul Pompéia em Alagoas”, por Gilberto Araújo; e “O experimentalismo literário na ficção de Graciliano Ramos”, por Raimundo Carrero. No dia 1 de novembro, serão proferidas as palestras “Nomadismo em Poesia: percursos de Gilberto Mendonça Teles entre poetas franceses e portugueses”, por Catherine Dumas; “A literatura brasileira na Bulgária: influências e repercussões”, por Rumen Stoyanov; e “Os pontos cardeais da vanguarda latinoamericana”, por Gilberto Mendonça Teles.

Após o encerramento das palestras, os palestrantes farão a leitura de dois textos de sua autoria e autografarão seus livros para os interessados da platéia que adquirirem as obras que estarão expostas e disponíveis num estande instalado no auditório, entre outras obras de autores alagoanos.

Rosalvo Acioli, autor dos livros de poesia Sonhos Imaginários e Maceió, e do livro de ensaios e de crítica literária Tempo de Memória, ressalta que idealizou o “Fórum Literário Internacional” estimulado pelo contato com muitos escritores do Brasil e do exterior, relacionamentos literários que, em sua maioria, se iniciaram há décadas e que se ampliaram após ter fundado e editado a revista Página Aberta, dirigida pelo escritor Arnaldo Paiva, com quem mantém a publicação do periódico anualmente. “O fórum é um evento de convergência cultural e literária entre os escritores e os leitores, com a finalidade de divulgar e promover a literatura brasileira e estrangeira, fomentar a criação literária, incentivar a leitura, desenvolver o conhecimento e estimular o debate dos especialistas, dos estudiosos e dos leitores”, esclarece Acioli.

O público-alvo do fórum são escritores, acadêmicos, jornalistas, historiadores, sociólogos, arquitetos, artistas, professores do ensino médio, empresários dos segmentos editorial e gráfico, estudantes e leitores.

As inscrições para assistir ao fórum são gratuitas e estão abertas e disponíveis para solicitação no endereço eletrônico: forumliterariointernacional@hotmail.com Para os interessados em adquirir o certificado, será cobrada uma taxa de impressão no valor de R$ 10,00. Mais informações sobre o fórum estão disponíveis no blog www.forumliterariointernacional.com.br

 

.

Primeira edição do fórum

A primeira edição do “Fórum Literário Internacional” foi realizada pela revista Página Aberta na Associação Comercial de Maceió, em setembro de 2011, com a participação dos palestrantes brasileiros Antonio Carlos Secchin, José Castello, Olga Savary e Pedro Maciel, e dos palestrantes estrangeiros Andrea Ragusa (Itália) e Liliana Heer (Argentina).

 

 




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook