Daltônicos do mundo uni-vos


 

O formidável jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, em sua edição 11, de junho deste ano, publicou extenso dossiê sobre o escritor Dalton Trevisan. Entre os especialistas na obra do escritor podemos destacar o ensaio de Berta Waldman, crônica de Caetano Galindo e uma matéria muito interessante sobre as entrevistas que o Vampiro deu ao longo de sua vida. Para quem quiser ler a matéria do jornal Cândido na integra, basta vasculhar na net que descobrirá a versão digital do tablóide.

O articulista Luiz Rebinski Junior descobriu que a primeira entrevista foi para o jornal Diário do Paraná, em 1968. Relata que a segunda foi neste mesmo ano, para o então jornalista Luiz Vilela, para o Jornal da Tarde. Revela também que Dalton distribuía um press-release para jornalistas que queriam entrevistá-lo.

O que Rebisnki não lembrou foi de uma entrevista do recluso Dalton ao jornalista Marcos Barrero para a revista masculina Status, numero 70, em 1980. Dalton era colaborador das revistas masculinas da época, desde Ele & Ela, Playboy até Status, por sinal as melhores e mais sofisticadas do ramo. Sobre os bastidores desta entrevista há muita coisa que se perguntar, afinal como é que o jornalista conseguiu tal façanha? Ele ser colaborador da revista de Barrero facilitou com que o repórter se aproximasse dele?  O que sei é que depois disto o jornalista sumiu do mapa, não sei por onde anda Barrero. Esperemos que ele um dia  apareça e nos conte tudo sobre sua fabulosa aventura. Enquanto isto fiquem com a reprodução fac-similar desta peça jornalistica, que em síntese é um perfil do escritor seguido da entrevista propriamente dita. Lembramos também da bela ilustração de Negreiros, que o caricatura na abertura da  matéria.

Pelo levantamento do Rebinski foram apenas duas entrevistas que Daltou deu em sua vida. Acrescento aqui no Arquivivo mais esta terceira, e esperemos que alguns outros “daltônicos” venham nos socorrer e desenterrem outros depoimentos do Vampiro de Curitiba.

 

 

.

Um conto de Dalton Trevisan em fac-símile:

 

 

 

 

 

 

 

.

João Antonio Buhrer é jornalista, ex-bancário, ex-blogueiro, ex-livreiro. Colecionador de livros e Arquivista. E-mail: jabuhrer.almeida@gmail.com




Comentários (2 comentários)

  1. Luiz Contro, Mais uma pérola oferecida pelo João. Só temos que agradecer.
    8 outubro, 2012 as 13:52
  2. joão antonio, Luíz. Que bom que gostou meu caro, você que acompanha os ais há anos. Olha, um amigo me alertou para a biografia do jornalista Marcos Barrero. Parece que sua passagem pelo jornalismo literário é episódico, pelo que se vê na internet (que tudo sabe e tudo vê), ele se concentrou foi no jornalismo esportivo, mas exatamente o futebol. saudações joão antonio
    9 outubro, 2012 as 13:20

Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook