CURSO DO PENSAMENTO CHINÊS: TAOÍSMO


A visão da existência em Laozi


//

O professor Chiu Yi Chih ministrará seu novo curso “A visão de existência em Laozi” no Centro Cultural de Taipei. O objetivo é introduzir uma das correntes principais  do pensamento chinês clássico: o Taoísmo. Serão abordados os princípios fundamentais do clássico Dao De Jing por meio da leitura selecionada de alguns capítulos do livro traduzido pelo professor e publicado em versão bilíngue (mandarim-português) pela Editora Mantra. Serão abordados os seguintes temas:

  • Estado de recém-nascido: modelo da Naturalidade (自然 – zìrán);
  • Caminho da suavidade e da simplicidade (朴 – pu);
  • Eficácia da Não-Ação (无为 – wúwéi) do Dao e do Sábio. Crítica ao modo de agir baseado na intervenção forçada e na artificialidade engenhosa;
  • Crítica à desmedida (甚 – shèn) como decorrência da artificialidade humana;
  • Interação entre as polaridades Yin e Yang e de outras oposições;
  • Conhecimento de Si(自知 – zìzhi) e da Natureza Original (本性 – benxìng) a partir da Harmonia (和 – hé) e da Constância (常 – cháng).

 

VAGAS LIMITADAS

Início: 8/03/2018 até 26/04/2018 sempre às quintas (2 meses)

Horário: 10:00 ~ 12:00

Investimento: R$ 150,00 x 2 = R$300,00

Inscrições com pagamento da primeira parcela até 7/03 e da segunda parcela até 5/04 no Instituto Mandarim Yuan De – Rua Joaquim Távora, 1374 – Bairro Vila Mariana – São Paulo. Local do curso: Rua São Joaquim, 460, segundo andar – Bairro Liberdade – São Paulo.

Visite www.filosofiataoista.blogspot.com.br

Os interessados podem ligar para (11) 5572-0379 / 9-8842-6314 ou enviar email para winnerchiu@gmail.com para agendar o dia/horário da visita para pagamento no local

OBS: Não é necessário o conhecimento da língua chinesa como pré-requisito

 

.

Chiu Yi Chih (邱奕智) é professor de filosofia taoísta do Centro Cultural de Taipei e filósofo chinês criador da “Metacorporeidade” (气质变化 - qizhibianhua). Nasceu em 1982 na cidade de Taipei (Taiwan) e veio ao Brasil aos cinco anos. Fez mestrado em Filosofia Antiga (USP) e graduou-se em Língua e Literatura Grega Clássica (USP). Desde 2009, vem ministrando cursos de taoísmo filosófico com ênfase nos três principais pensadores: Laozi, Chuangzi e Liezi. Publicou um livro de poesias “Naufrágios” (Multifoco-2011), e outro livro de ensaios filosóficos e poemas “Metacorporeidade” (Córrego-2016). Atualmente traduz o “Vazio Perfeito” de Liezi, escreve seu terceiro livro de poemas chineses em versão bilíngue e outro de filosofia em versão bilíngue.

 




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook