A poesia de Edgard Braga


 

 

Nos próximos dias 4, 11, 18 e 25 de Agosto, na Casa das Rosas, a poeta, ensaísta e Profa. Beatriz H. Ramos Amaral, Mestre em Literatura, dará o curso A POESIA DE EDGARD BRAGA: LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO, CALIGRAFIA E VISUALIDADE,  (com inscrições gratuitas, vagas limitadas e certificados) www.casadasrosas.org.br/agenda/a-poesia-de-edgard-braga-linguagem-construo-visualidade .

Trata-se de curso inédito, pois é exclusivamente dedicado à obra do inventivo e pioneiro poeta brasileiro Edgard Braga (1897-1985) http://www.facebook.com/pages/Edgard-BRAGA/1411024355801296?fref=ts, que, tendo iniciado sua produção poética nos anos 1930, migrou gradativamente da poesia verbal para a visual e, nos anos 1960, reunindo-se aos poetas do Grupo Noigandres, os criadores do movimento da poesia concreta, Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari,  participou da edição da Revista Invenção, publicou novos livros na estética concreta e foi traduzido para diversos idiomas, acabando por se tornar mais conhecido fora do Brasil.

Braga era chamado por Haroldo de Campos de “Patriarca Semiótico”. Teve alguns de seus livros com prefácios e posfácios de Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Ruggero Jacobi, Cassiano Ricardo, entre outros. Entre seus amigos e que com ele realizaram projetos de edição de suas obras, estão Julio Plaza, Décio Pignatari, Omar Khouri.  Também escreveram sobre ele Patrícia Galvão, a Pagu, Paulo Leminski, Carlos Ávila, entre outros.
.

.
À medida em que os anos se passavam, Braga ia conduzindo seu experimentalismo por fendas mais e mais inusitadas, com ousadia radical, produzindo, nos anos setenta, poemas desenhados e caligrafados a que deu o nome de “tatoemas”. Sua obra publicada se compõe de treze livros editados entre 1933 e 1984. Braga é considerado pela crítica como o precursor da poesia-desenho e caligráfica entre nós, tendo influenciado Arnaldo Antunes, Walter Silveira e Tadeu Jungle , entre muitos outros.

Amigo próximo de poetas e intelectuais, entre os quais Oswald de Andrade e outros integrantes do Modernismo, Braga, nascido em Maceió, estudou no Rio de Janeiro e se formou em Medicina em São Paulo. Após especializar-se em cursos na Europa, principalmente na Alemanha (conhecia o idioma e havia estudo no Colégio Alemão), tornou-se um médico consagrado, uma referência em sua área de atuação, a Obstetrícia. Braga dirigiu o Instituto de Puericultura de São Paulo e introduziu novas técnicas e procedimentos em sua área de especialização. Foi Diretor da Maternidade Pró-Matre Paulista e também publicou obras científicas (livro, artigos, ensaios).

Também  em São Paulo floresceu a sua poesia e se desenvolveram seus cada vez mais arrojados projetos experimentais, que culminaram com a publicação dos livros “Algo” (1971) e “Tatuagens” (1976). Considerado também um artista gráfico, Braga pintava e desenhava e, nos anos sessenta, enveredou pelas trilhas da poesia-desenho e da poesia caligráfica, da que é um dos principais expoentes, no Brasil.
.

.
Sobre Braga, a Profa. Beatriz H. Ramos Amaral ( http://www.beatrizhramaral.com.br ) publicou, pela Ateliê Editorial, o livro “ A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga” (2013, coleção estudos literários) – http://www.atelie.com.br/livro/transmutacao-metalinguistica#.Vapx6-s7oBA.email , com prefácios de Augusto de Campos, Olga de Sá e Maria José Palo.

Ao analisar a obra de Edgard Braga, Beatriz Amaral enfatiza a produção verbovisual e caligráfica, o eixo metalinguístico e a gênese do gesto criador.

Estes aspectos serão realçados no curso que se inicia dia 4 de Agosto, na Casa das Rosas. Haverá análise de poemas e projeção de videopoesia.

 

.

Link sobre o curso, em Buenos Aires:

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com.ar/2015/07/curso-de-la-escritora-beatriz-helena.html

 

 

 

.

Beatriz Helena Ramos Amaral é poeta, contista, ensaísta e musicista. Graduada em Direito pela USP e Música pela FASM. Em 1996, atuou na diretoria da União Brasileira dos Escritores. E-mail: eatrizhramaral@uol.com.br




Comente o texto


*

Comente tambm via Facebook